Zona de Convergência do Atlântico Sul se afasta e Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes voltam a ter dias típicos de verão com pancadas de chuva isoladas

Nos próximos dias, entre 9 e 11 de fevereiro, a tendência é de mudança nas condições meteorológicas no estado de São Paulo. Com o enfraquecimento do corredor de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e o afastamento da frente fria para o oceano, a previsão indica chuvas abaixo da média, com temperaturas mais elevadas e pancadas de chuva isoladas ao final da tarde, com possibilidade de queda de raio, granizo e rajadas de vento.

O cenário climático seguirá característico do verão, com manhãs de poucas nuvens ou predomínio de sol, elevação da temperatura ao longo do dia e pancadas de chuva no período da tarde. Essas chuvas tendem a ser rápidas, isoladas, mas podem ter de moderada a forte intensidade em boa parte do estado. Já nas regiões sul e oeste os acumulados tendem a ser mais elevados.

As temperaturas voltarão a subir em todo o estado. Na Capital e no Litoral Paulista as máximas podem chegar aos 30°C. No interior do estado os termômetros poderão superar os 31°C em regiões como Franca e Ribeirão Preto.

Monitoramento permanente
A Defesa Civil do Estado mantém o monitoramento das condições climáticas e reforça a importância da atenção aos alertas meteorológicos. Apesar da redução na intensidade das chuvas, algumas áreas que receberam altos acumulados nos últimos dias ainda podem enfrentar riscos de alagamentos pontuais e deslizamentos de terra.

A recomendação é para que a população acompanhe as atualizações oficiais e, em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Outro autor

Comentários